Facility Management: o que é?


Em tradução livre, Facility Management é uma área funcional das organizações que gere instalações. No entanto, significa muito mais do que a tradução das palavras.

Integra pessoas, espaços, processos e tecnologia, assumindo assim um papel determinante nas atividades de suporte para o sucesso do negócio principal (core business) das organizações.

O Facility Management influencia proactivamente a organização a alcançar os seus objetivos e requisitos, a otimizar os custos e a melhorar a performance dos ativos e serviços.

Âmbito do Facility Management


Em geral, todas as organizações, públicas ou privadas, utilizam edifícios, ativos e serviços como suporte às suas atividades principais. Ora, as organizações apoiam-se essencialmente nos seus processos principais de forma a alcançar os seus objetivos estratégicos.

No entanto, os processos de suporte, fornecidos por prestadores de serviço, internos e externos, caracterizam-se por terem um impacto direto na eficiência desses processos principais.

Sem estes, o sucesso das organizações não seria possível!

Assim sendo, o âmbito de atuação do Facility Management nas organizações é bastante alargado, estando presente em praticamente todas as atividades da empresa. No entanto, poderá ser dividido em duas grandes áreas de atuação:


Espaços e Infraestruturas (Hard FM)

  • Espaço
  • Local de trabalho
  • Infraestruturas Técnicas
  • Exterior
  • Atividades Primárias
  • Conservação dos espaços
  • Outros

Pessoas e Organizações (Soft FM)

  • Saúde e Bem Estar
  • Segurança e Proteção
  • Hospitalidade
  • Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Suporte ao Negócio
  • Logística
  • Outros

Função do Facility Management


O Facility Management apoia de várias formas as atividades do negócio principal das organizações. Algumas áreas que devem ser consideradas:

1Satisfazer os requisitos do utilizador final
O Facility Management existe para servir os seus clientes, clientes finais e utilizadores. Estes 3 termos são distintos mas estão relacionados entre si.
2Redução de custos
Os edifícios e as instalações representam normalmente um dos maiores custos para uma organização. Dependendo do negócio, poderá ser o 2º maior custo operacional, logo após os recursos humanos. Face a isto, os Facility Managers assumem a responsabilidade de promover a redução dos custos de um negócio e aumentar a sua rentabilidade. No entanto, esta redução de custos deve ser equilibrada com a prestação de um serviço de qualidade.
3Continuidade do Negócio
Perante uma ocorrência crítica para a organização, a continuidade do negócio não pode ser subestimada. A paragem ou inatividade de um negócio pode resultar em perdas de receitas, clientes, reputação ou mesmo de valor.
4Conformidade Legal
Havendo uma vasta legislação que as organizações necessitam de cumprir, muitas delas têm enquadramento no Facility Management. No caso de incumprimento legal, as consequências podem ser graves. Podem perder reputação no mercado, sofrer maior rotatividade dos colaboradores e graves paralisações do negócio.
5Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
Atualmente as organizações ocupam um espaço que vai muito para além da geração de riqueza e emprego. O conceito de Responsabilidade Social Corporativa resulta do compromisso das empresas com a sociedade. Visa promover a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, bom relacionamento com os stakeholders e minimização dos impactos negativos na comunidade e ambiente.

O que faz um Facility Manager


Os Facility Managers contribuem seriamente para o sucesso das organizações. Atuam sobre as propriedades, instalações, equipamentos e ambientes que englobam pessoas, produtividade e outros aspetos operacionais relevantes para organizações

  • Eficiência Operacional
  • Suporte à Produtividade
  • Gestão de Risco
  • Mitigação do Impacto Ambiental
  • Contribuição para a Redução de Custos de Longo Prazo
  • Utilização dos Benefícios da Tecnologia

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