Facility Management: o que é?
Em tradução livre, Facility Management é uma área funcional das organizações que gere instalações. No entanto, significa muito mais do que a tradução das palavras.
Integra pessoas, espaços, processos e tecnologia, assumindo assim um papel determinante nas atividades de suporte para o sucesso do negócio principal (core business) das organizações.
O Facility Management influencia proactivamente a organização a alcançar os seus objetivos e requisitos, a otimizar os custos e a melhorar a performance dos ativos e serviços.
Âmbito do Facility Management
Em geral, todas as organizações, públicas ou privadas, utilizam edifícios, ativos e serviços como suporte às suas atividades principais. Ora, as organizações apoiam-se essencialmente nos seus processos principais de forma a alcançar os seus objetivos estratégicos.
No entanto, os processos de suporte, fornecidos por prestadores de serviço, internos e externos, caracterizam-se por terem um impacto direto na eficiência desses processos principais.
Sem estes, o sucesso das organizações não seria possível!
Assim sendo, o âmbito de atuação do Facility Management nas organizações é bastante alargado, estando presente em praticamente todas as atividades da empresa. No entanto, poderá ser dividido em duas grandes áreas de atuação:
Espaços e Infraestruturas (Hard FM)
- Espaço
- Local de trabalho
- Infraestruturas Técnicas
- Exterior
- Atividades Primárias
- Conservação dos espaços
- Outros
Pessoas e Organizações (Soft FM)
- Saúde e Bem Estar
- Segurança e Proteção
- Hospitalidade
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Suporte ao Negócio
- Logística
- Outros
Função do Facility Management
O Facility Management apoia de várias formas as atividades do negócio principal das organizações. Algumas áreas que devem ser consideradas:
O que faz um Facility Manager
Os Facility Managers contribuem seriamente para o sucesso das organizações. Atuam sobre as propriedades, instalações, equipamentos e ambientes que englobam pessoas, produtividade e outros aspetos operacionais relevantes para organizações
- Eficiência Operacional
- Suporte à Produtividade
- Gestão de Risco
- Mitigação do Impacto Ambiental
- Contribuição para a Redução de Custos de Longo Prazo
- Utilização dos Benefícios da Tecnologia